top of page

Eu no terreiro

Um de meus projetos autorais consiste em me colocar à prova, tanto emocional como fisicamente , fazendo com que fotografe somente com os sentimentos e nada de razão.

Foi assim quando pensei em fazer um ensaio sobre a umbanda...Fiquei um ano esperando a resposta deles ... Quando ela chegou ..contava os dias para entrar de cabeça neste projeto.

Sempre fui católica , não das praticantes mas na hora H sei bem apelar para todos os santos..rs. Mas tinha muita curiosidade sobre outras religiões ..

Dia de Iemanjá lá vou eu para beira do rio Paraná... Não sei se posso chamar de culto.. mas começou a celebração as 22 hs . Cheguei e fui direto conversar com a mãe de santo ... Uma senhora fofa de uns 80 anos vestida em azul brilhante com 3 duzias de colares coloridos.. Ela me deixou bem à vontade e disse que eu tinha autorização para estar ali de todas as entidades... Claro que quando se refere a isso, para os leigos, pensei , entidades filantrópicas , mas dei um sorrisinho entre dentes e lembrei que eu estava no terreiro.

Era dividida em 3 partes com intervalos de 20 min entre elas , cada momento vinha uma entidade diferente e eles rodopiavam num êxtase aparentando em transe, a música com som de tambor era contagiante e a vontade de dançar era quase enlouquecedora. Me contive!

Quando veio o primeiro intervalo , até então eu não estava bem à vontade , só fotografava de fora da roda , não me aproximava muito , tinha o receio de poder atrapalhar ou de faltar com respeito.

Mas aguenta aí que já continuo esta parte....

Deixa eu contar o conselho que recebi de minha mãe ( bocão)..... Não coma nada lá !!! Nem pipoca!!!!!! Ahhhh vocês não tem noção como era o intervalo ...regado a cochinha , pastel , torta de frango , bolos de todos os tipos e recheios , refrigerantes ... era um banquete e claro como uma "boa" filha nem lembrei das palavras de minha mãe ... Me acabei !!!!!!

Tá ... voltando .... Fui de novo falar com a senhora fofa de azul..... ela disse pra mim : você esta fazendo o que quer ? esta a vontade ? eu disse que não e que estava preocupada em atrapalhar ... Ai veio o susto com a sua resposta ... Se não esta conseguindo é pq não esta chegando perto o suficiente ... PARA TUDO !!! quem disse isso foi Robert Capa(vai no Google)... arrepiei até o fio do lombo...Mas me soltei e quando voltei a fotografar tomei a liberdade de entrar no meio da roda , como estava somente com a lente 50 mm , tinha que chegar bem perto .. Algumas vezes cai e levantei mas a coisa fluiu , até dancei...

Tudo terminou as 9 hs da manhã na beira do rio com um barco e flores para Iemanjá ... ahh to vendo sua cara ... 9hs da manhã ?!?!! Isso mesmo e a louca aqui nem sentiu a hora passar ... Valeu cada segundo!!!!!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page